domingo, dezembro 13, 2009

ZTE MF626 de Yoigo en Ubuntu 9.10

O problema con ese moden e que é recoñecido como cd e non como moden polo que temos que cambiar isto. Para iso necesitamos instalar USB_ModeSwitch pódese descargar desta web –>http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/
tendo así a última versión ou ben podemos instalalo a través de synaptic xa que xa foi incluído nos repositorios.
  1. Temos que ter instalado libusb, xa esta instalado en Ubuntu Karmic Koala.
  2. Descomprimimos o arquivo, abrimos o terminal imos ao cartafol onde descomprimimos e executamos "sudo make install..." e o nome do arquivo descomprimido. Pediranos o contrasinal de administrador e instalarase automaticamente.
  3. Unha vez instalado executamos o arquivo de configuración do ModeSwitch executando a seguinte instrucción “gedit /etc/usb_modeswitch.conf”.
  4. Unha vez aberto procuramos os seguintes datos no arquivo e quitamoslle os puntos e coma “;“:

    ########################################################
    # ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
    # ZTE MF626
    # ZTE MF636 (aka "Telstra / BigPond 7.2 Mobile Card")
    #
    # Contributor: Joakim Wennergren

    ;DefaultVendor= 0×19d2
    ;DefaultProduct= 0×2000

    ;TargetVendor= 0×19d2
    ;TargetProduct= 0×0031

    # only for reference
    # MessageEndpoint=0×01

;MessageContent=”55534243123456782000000080000c85010101180101010101000000000000″


5. Gardamos os cambios e saímos.
6. Executamos lsusb para comprobar que hai un dispositivo con seguinte ID 19d2:2000.
7. Executamos no terminal “ sudo /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf”.
  • Este comando cambia o modo cd co que se identifica o modem para permitirnos instalar os drivers en windows e mac ao modo modem e lector de tarxetas permitindo que o linux o poda recoñecer como moden. Agora e detectado polo networkmanager.
8. O mellor é desactivar o código pin da tarxeta aínda que é posíbel configuralo co networkmanager (eu non o probei).
9. Agora usamos o networkmanager para configuralo temos a configuración por defecto de yoigo xa preconfigurada no programa. O número é *99#, deixamos usuario e contrasinal en branco.
10. Entramos en configurar métodos e desactivamos todos agás PAP.
11. Agora xa nos aparecerá en conexións o noso acceso a internet móbil. Premendo nel xa se nos conecta (a min e primeira vez colgoume o sistema, si señores, o primeiro colgue de linux, despois funcionou perfectamente).

Cada vez que o queiramos utilizar necesitaramos executar no terminal "sudo /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf". O máis sinxelo é crear un arquivo que execute esa orde no terminal. Para elo:
  1. Creamos un arquivo no menu do botón dereito e chamamolo *.sh, no meu caso "modem yoigo.sh"
  2. Editamolo co gedit e poñemos unha soa liña con "sudo /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf".
  3. Poñemos un acceso directo nos menus a este arquivo e cando premamos nel e nos pregunte o sistema escollemos "executar nun terminal".
As fontes desta mensaxe:
  1. http://www.guiskas.com/2009/08/08/zte-mf626-y-ubuntu-9-04/#more-886
  2. http://www.ubuntu.org.uy/main/?q=node/986

Instalar Ubuntu 9.10 UNR num Asus Eee PC 901

O Asus Eee Pc 901 é um netbook que vem de serie com uma modificação de Asus duma distribuição de Linux chamada Xandros. Esta é uma distribuição muito singela mas em principio esta computadora esta pensada para realizar tarefas singelas, porem certos problemas coas actualizações e o mal funcionamento do gestor de bluetooth fazem recomendável a instalação de Ubuntu Karmic koala. Todo o hardware esta suportado pelo Ubuntu agas as teclas persoais em linha com o botão de acendido processo é o que segue:

  1. descarregar desde a distribuição e fazer um USB de arranque com Karmic Koala. Para face-lo utilizaremos o creador de discos de arranque USB (USB Startup Disk Creator), para que funcione previamente temos que formatar o USB com o GParted em formato FAT32. As instruções tanto para ubuntu como para outros sistemas podem-se achar na pagina de ubuntu.
  2. Para arrancar desde o USB premer escape ao arrancar o computador, e seleccionar o arranque desde o USB.
  3. Seguimos o processo de arranque ata chegar o momento seleccionar as particiones o Asus Eee PC. O Asus tem duas unidades solidas uma de 4GB algo mais rápida e uma de 16GB algo mais lenta. Seleccionamos a partição manual e colocamos o root (/),sistema operativo, na pequena (assim conseguiremos que funcione algo mais rápido) e (/home) na mais grande. Recibiremos um aviso indicando-nos que não creiamos a partição swap mas nos discos SSD recomenda-se não usa-la para não acortar a sua vida.
  4. Arrancasse o computador normalmente e todo deveria estar a funcionar, se a câmara, wifi ou o bluetooth não funciona-se há que activa-los na BIOS.
Programas e complementos a instalar para sacar-lhe o máximo partido ao nosso Eee PC :

Primeiro conectamonos a rede wifi e, aqui há um passo a ter em conta, ao conectarnos a wifi activara-se o anel de chaves principal (default) e pedira-nos uma senha para cifrar as nossas chaves. Se inserimos uma senha, cada vez que arranque o computador pedir-nos-á o contrasinal para poder conectar a rede. Se queremos podemos não introduzir rem, deijando-o em branco as nossas chaves ficam acessíveis para qualquer que tenha aceso os nossos arquivos mais não nos pedirá uma senha sempre que o computador arranque para conectar a nossa wifi. Posteriormente pode-se trocar indo a "acessórios>contrasinais e chaves de cifrado" seleccionamos o anel default e prememos em trocar contrasinal.


  • Engadimos os paquetes restantes para traducir ao galego.
  • Actualizamos o sistema.


  • Instalamos o paquete ubuntu-restricted-extras para poder usar arquivos com formato proprietário de uso comum en windows avi, wmv, rar.... podemo-lo fazer no gestor de paquetes synaptic ou no terminal sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras:


  • Como o Assus está especialmente destinado a usar em mobilidade ou viagem é muito interessante engadir-lhe a possibilidade de se conectar a internet mediante uma ligação bluetooth com o telemóvel. Para isso precisamos instalar mediante synaptic o paquete blueman já que o gestor bluetooth que vem com o ubuntu não gestiona as conexões de modem. Também se pode instalar utilizando sudo apt-get install blueman. Uma vez instalado estabelecemos a ligação ao telemóvel seguindo as instruções que nos proporciona o gestor. Uma vez ligado ao telemóvel temos que configurar a conexão a internet ubuntu UNR traz quase todas as conexões mobiles espanholas preconfiguradas nas "conexións de rede". Prememos engadir "banda larga móbil"


Seguimos as instruções do "configurador de nova conexión" banda larga móbil.




  • Instalamos alguns complementos (add-ons) para o firefox, alguns deles são especialmente necessários numa versão UNR, e os dicionários que queiramos usar :

    QuickPageZoom

Adblock Plus

Video DownloadHelper

Xmarks Bookmark and Password Sync

DownThemAll!

Dictionary Switcher


  • Abrimos o writer e seleccionamos a opção "Ferramentas-idiomas-máis diccionarios en liña" para descarregar os dicionários das línguas que imos a utilizar.


Logo vamos a "Ferramentas-Xestor de extensións" e dentro do gestor prememos o botão engadir e seleccionamos os arquivos que descarregamos.

Nas últimas versãos de ubuntu há um problema a hora de escrever em português com um teclado espanhol que é que não é possível escrever o til de nasalidade é possível soluciona-lo seguindo as indicações desta mensagem Como escrever o til de nasalidade em Ubuntu 8.10, 9.04, 9.10 com um teclado espanhol

    terça-feira, junho 23, 2009

    Como escrever o til de nasalidade em Ubuntu 8.10, 9.04, 9.10 com um teclado espanhol

    Ao tratar de escrever o til de nasalidade, ou til nasal (~), em ubuntu 8.10 (Intrepided Ibex) ou em ubuntu 9.04 (versão netbook) (acontece o mesmo com o ubuntu 9.10 Karmic koala na versão escritorio (desktop) e na versão NRU a solução e esta mesma), com um teclado espanhol imediatamente aparece o símbolo ~, fazendo impossível escrever ã e ẽ de jeito nenhum. Na versão 7.10 era possível escreve-lo do mesmo jeito que em windows combinando as teclas Altgr+4+a= ã; agora ao usar esta combinação obtemos ~a.

    Isto acontece polo configuração do teclado que o identifica como asciitilde, no canto de dead_tilde como na versão anterior. O qual é um grave problema para os usuários de ubuntu com um teclado espanhol que precisam de escrever em português. A solução é a seguinte:

    Abrir um terminal e escrever:

    1. cd /usr/share/X11/xkb/symbols

      Olho o X têm que estar em maiusculas.

    2. sudo gedit es


    Abre-se o editor de texto com os permissos do administrador, isto é necessário para poder guardar os câmbios. Nele procure a linha na que põe:

    key { [ 4, dollar, asciitilde, dollar ] };


    Simplesmente têm que alterar asciitilde para dead_tilde, deixando da seguinte forma:

    key { [ 4, dollar, dead_tilde, dollar ] };

    Guarde as modificações e logo reinicie o computador (o troco não funcionará até ter reiniciado) .

    Já poderá escrever sem problema nenhum ã ẽ õ.

    De precisar escrever ~ simplesmente prema Altgr+4+espazo.

    sábado, março 21, 2009

    A quem não quere filhos...

    A quem não quere filhos o demo da-lhe sobrinhos